8 Mitos e Verdades sobre o congelamento de óvulos

por | jan 4, 2021 | Artigos

1. Se congelar meus óvulos, vou entrar mais cedo na menopausa. MITO. O congelamento de óvulos não causa nenhuma alteração na sua quantidade de óvulos. Por um processo natural, todos os meses perdemos cerca de 1000 óvulos, independente de qualquer fator. Podemos estar ovulando, usando pílula, ou fazendo um ciclo de estimulação ovariana para congelamento de óvulos, que eles serão perdidos. A cada novo ciclo menstrual novos folículos são recrutados e perdidos.

2. Vou engordar. MITO. A estimulação ovariana não causa aumento de peso. Durante os 10 a 12 dias do processo você pode se sentir mais inchada, e no final sentir um maior desconforto na região abdominal por conta do aumento dos ovários. Cerca de uma semana após a coleta dos óvulos, você irá menstruar e os sintomas irão desaparecer.

3. Com a idade meus óvulos vão perdendo a qualidade. VERDADE. A idade é o principal fator que afeta nossa fertilidade. Com o passar dos anos, vamos perdendo a quantidade e a qualidade dos nossos óvulos. Aos 35 anos, teremos apenas cerca 5% dos óvulos que tínhamos ao nascer, e quanto mais velhos os óvulos pior a qualidade deles. Com esta queda de qualidade as chances de gravidez diminuem e aumentam as chances de abortamentos.

4. Existe um limite de tempo para meus óvulos ficarem congelados. MITO. Seus óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado, e o melhor mantendo a qualidade de quando foram congelados. Portanto se uma mulher que congelou os óvulos aos 32 anos, decide usá-los aos 40 anos, suas chances de gravidez serão as mesmas que tinha aos 32 anos.

5. Congelar os óvulos, é garantia de gravidez no futuro. MITO. O congelamento de óvulos é uma ótima técnica de preservação de fertilidade, mas não existe garantia de gravidez futura. Entretanto quanto mais jovem se realiza este congelamento, maiores são as chances de gravidez futura, caso precise destes óvulos para engravidar.

6. Existe um número ideal de óvulos para se congelar. VERDADE. Estima-se que entre 15 a 20 óvulos seja o número ideal de óvulos para se congelar, aumentando as chances assim de se ter um bebê no futuro. Entretanto este número pode variar dependo da idade do congelamento, mulheres mais velhas tendem a precisar de mais óvulos, para se aumentar as chances de uma gravidez futura.

7. O congelamento de óvulos é um procedimento seguro. VERDADE. Como todo procedimento médico invasivo existem riscos, mas estes riscos são baixos, tornando o procedimento de congelamento de óvulos um procedimento seguro. Para a coleta de óvulos é necessário a realização de uma sedação, e o procedimento é realizado através da punção dos ovários por uma agulha guiada por ultrassom transvaginal.

8. Tenho DIU, preciso retirar para realizar o congelamento de óvulos. MITO. Não existe necessidade de se retirar o DIU para realizar o congelamento de óvulos. O procedimento pode ser realizado tanto pelas pacientes que utilizam DIU de prata ou cobre, quanto os DIU hormonais como Mirena e Kyleena.

#congelamentodeóvulos #inseminaçãoartificial #fertilizaçãoinvitro #fiv