Existem tratamentos específicos para a infertilidade feminina?

por | fev 27, 2023 | Artigos

A infertilidade está associada à condição de não conseguir engravidar naturalmente, após um ano de tentativas sem o uso de contraceptivos.

A OMS – Organização Mundial da Saúde – estima que 15% das mulheres no mundo que sofre com essa problemática.

Existem alguns tratamentos para que a gravidez aconteça, que são:

 

  • Coito Programado – Método mais simples de fertilização, se faz uso de medicamentos que estimulam a liberação de óvulos e o acompanhamento médico profissional com ultrassonografias para monitorar o crescimento dos folículos.
    Quando chegam ao tamanho ideal (chamada de janela de tempo ótima), o casal é orientado a aumentar a frequência das relações sexuais para aproveitar o aumento de chances de forma natural.
  • Inseminação Artificial – Técnica de reprodução assistida que ocorre durante o período fértil da mulher e que consiste em depositar o gameta masculino (espermatozoide) diretamente na cavidade uterina da mulher. É um procedimento indicado para casais que possuem alterações leves ou moderadas no sêmen / distúrbios na ovulação.
  • Fertilização in Vitro Clássica – Técnica mais avançada de reprodução assistida, com etapas como:
    Primeira fase – indução de ovulação nas mulheres através de medicamentos.
    Segunda fase – seleção do espermatozoide e óvulos, que serão colocados em cultura para fecundação
    Terceira fase – Após formação de algumas células o embrião é introduzido no útero da mulher
  • Fertilização in Vitro por ICSI: Nessa técnica, a manipulação dos gametas acontecem no laboratório. Apenas um espermatozoide, previamente selecionado, é introduzido no óvulo, induzindo à fecundação.
  • Programa de Ovorecepção –  Quando há ausência de óvulos é possível recorrer à um óvulo doado, seguindo a técnica de reprodução assistida, para que ele receba a fecundação do espermatozoide do parceiro.
  • Útero de Substituição – É possível que a causa da infertilidade esteja relacionada com problemas no útero. Por isso, é possível utilizar-se de um útero de substituição, que consiste no recolhimento dos óvulos da mulher, seguido de tratamento de fertilização in vitro para formação de embriões e, transferência para o útero de uma doadora temporária.
    Essa técnica é recomendada também para casais homoafetivos ou mães-solo.
  • Reversão de Laqueadura – Após análise das condições da laqueadura, o Procedimento pode ser realizado via videolaparoscopia. Após 30 dias do procedimento já pode ser considerada possível as tentativas de modo natural.

 

Conheça o nosso Programa Hope no Seu Tempo, clicando aqui!

 

Siga-nos no Instagram e fique por dentro!

Encontrar postagem

Categorias

Redes Sociais

×