Infertilidade – Um dos diagnósticos mais difíceis para os casais

por | abr 6, 2023 | Artigos

Um dos diagnósticos mais difíceis para os casais, porque além de terem que lidar com a frustação da infertilidade, não se acha uma resposta da causa. Ela acomete cerca de 10% dos casais, onde são realizados todos os exames e não consegue se definir o porquê.⁣

Mas será que existem outros fatores que possam estar levando estes casais a não conseguirem engravidar?

⁣Sim, temos que pensar que outras doenças e fatores podem levar a infecundidade.

Trouxemos este conteúdo rico para você conhecer todos os fatores sobre o assunto!

SINTOMAS

A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar, apesar das relações sexuais frequentes e desprotegidas, por pelo menos um ano.

Pode resultar de um problema feminino ou masculino, ou ainda, de uma combinação de ambos ou de outros fatores que interfiram na obtenção da gravidez.

O principal sintoma relatado é a dificuldade em engravidar ou manter uma gravidez. Esta é uma condição que nem sempre apresenta sintomas óbvios.

Em relação às mulheres, a infertilidade pode se caracterizar por períodos menstruais irregulares ou ausentes, dor no período menstrual ou durante a relação sexual, perdas gestacionais ou abortamentos, dentre outros.

Em relação à parte masculina, esses sintomas são menos evidentes e na maioria dos casos, a dificuldade para engravidar só é descoberta através de um espermograma.

Algumas patologias também podem estar relacionadas à infertilidade, tais como obesidade, diabetes, doenças genéticas, etc.

FATORES DE RISCO

Muitos dos fatores de risco para a infecundidade masculina e feminina são os mesmos, veja abaixo quais são:
IDADE

A fertilidade de uma mulher diminui gradualmente com a idade, principalmente após os 35 anos. A infecundidade em mulheres mais velhas pode estar associada ao número, mas, principalmente, à qualidade dos óvulos, ou, ainda a problemas de saúde que afetam a fertilidade. Homens com mais de 50 anos também apresentam mais frequentemente alterações no espermograma.

USO DO TABACO

Fumar tabaco ou maconha reduz a probabilidade de gravidez. Fumar também reduz os possíveis benefícios do tratamento de fertilidade. Os abortos são mais frequentes em mulheres que fumam. Fumar pode aumentar o risco de disfunção erétil e aumenta o estresse oxidativo aos espermatozoides.

USO DO ÁLCOOL

Para as mulheres, não há nível seguro de uso de álcool durante a concepção ou a gravidez. Deve-se evitar o álcool quando se está planejando engravidar. O uso do álcool aumenta o risco de defeitos congênitos e pode contribuir para a infertilidade. Para os homens, o uso abusivo de álcool pode alterar os parâmetros de qualidade do espermograma.

ESTAR ACIMA DO PESO

Entre as mulheres, o estilo de vida sedentário e o excesso de peso podem aumentar o risco de infertilidade. A contagem de espermatozoides de um homem também pode ser afetada se ele estiver acima do peso.

ESTAR ABAIXO DO PESO

Mulheres com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, e mulheres que seguem dietas muito restritivas podem apresentar problemas ovulatórios.

CAUSAS

Todos os passos durante a ovulação e a fertilização precisam acontecer corretamente para que a gravidez ocorra.

Às vezes, os problemas que causam infecundidade nos casais estão presentes no nascimento e, às vezes, se desenvolvem ao longo da vida.

As causas de infertilidade podem afetar um ou ambos os parceiros. Em geral:

• Em cerca de um terço dos casos, há um problema com o homem;

• Em cerca de um terço dos casos, há um problema com a mulher;

• Nos casos restantes, existem problemas tanto com o homem quanto com a mulher, ou nenhuma causa pode ser identificada.

CAUSAS DA INFECUNDIDADE FEMININA

• Distúrbios da ovulação, dentre estes: distúrbios hormonais, como a síndrome do ovário policístico; hiperprolactinemia, condição em que o corpo produz muita prolactina – o hormônio que estimula a produção de leite materno – e causa ciclos anovulatórios; distúrbios da tireoide que podem afetar o ciclo menstrual ou causar infecundidade; exercícios excessivos, distúrbios alimentares, lesões ou tumores;

• Anormalidades anatômicas uterinas, como útero bicorno, septos uterinos, pólipos, miomas (a depender da localização);

• Danos ou obstruções nas Trompas de Falópio, frequentemente causados por infecções inflamatórias pélvicas, endometriose ou aderências secundárias à cirurgias prévias;

• A endometriose, que ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, podendo afetar a função dos ovários, do útero e das tubas uterinas;

• Insuficiência ovariana primária (menopausa precoce), quando os ovários deixam de funcionar e a menstruação termina antes dos 40 anos. Embora a causa seja frequentemente desconhecida, certos fatores estão associados à menopausa precoce, incluindo doenças do sistema imunitário, certas condições genéticas como a Síndrome de Turner ou portadores de Síndrome do X-frágil, tratamento com radiação ou quimioterapia;

• Tratamentos para certos tipos de câncer que utilizam radioterapia e quimioterapia causam danos às células primordiais, como os óvulos;

• Anormalidades genéticas, como por exemplo, alteração no cariótipo ou doenças hereditárias.

CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA

Produção anormal de espermatozoides que pode ser secundária à criptorquidia (não descida dos testículos para a bolsa escrotal no nascimento), defeitos genéticos, problemas de saúde como diabetes ou infecções sexualmente transmissíveis, história prévia de caxumba, veias dilatadas nos testículos (varicocele);

Problemas sexuais ou hormonais, que causam perda de libido;

Problemas estruturais causados por doenças genéticas, como a fibrose cística; danos ou lesões nos órgãos reprodutivos;

Exposição excessiva a certos fatores ambientais, como pesticidas e outros produtos químicos e radiação. Uso excessivo de cigarros, álcool, maconha, uso de esteroides anabolizantes ou outros que também possam afetar a fertilidade;

Danos relacionados ao câncer e seu tratamento, incluindo radiação ou quimioterapia. O tratamento de certos tipos de câncer pode prejudicar a produção de espermatozoides, às vezes, de forma irreversível;

Lembrando que em cerca de metade dos casos de infertilidade masculina, não há causa definida.

DIAGNÓSTICOS

A fertilidade feminina depende da saúde do trato reprodutivo.

DIAGNÓSTICO DE INFERTILIDADE FEMININA

A fertilidade feminina depende da saúde do trato reprodutivo.

Após a ovulação, que geralmente acontece na metade do ciclo menstrual, a trompa deve ser capaz de buscar o óvulo para que ele fique esperando o espermatozoide. A trompa de Falópio é o local onde ocorre o encontro do óvulo com o espermatozoide, ou seja, a fertilização. O embrião então formado percorre um caminho, que dura cerca de cinco dias, até a chegada na cavidade uterina, onde ocorre a sua implantação. Os testes diagnósticos de infecundidade feminina tentam determinar se algum desses processos está comprometido. Além de um exame físico geral, incluindo um exame ginecológico regular, os exames específicos podem incluir:

TESTE DE INFECUNDIDADE PARA MULHERES

• Avaliação da ovulação: normalmente, mulheres que apresentam ciclos regulares ovulam. Exames que permitem comprovar este acontecimento são as dosagens hormonais, através de exames de sangue, e o ultrassom transvaginal;

• Histerossalpingografia: avalia a cavidade uterina e a permeabilidade das trompas. Pode detectar obstruções ou aderências das mesmas, que dificultam o seu funcionamento. Um contraste é injetado no útero, via vaginal, e um raios-X é feito para determinar se houve a passagem do contraste;

• Teste de reserva ovariana: ajuda a determinar a quantidade de óvulos disponíveis. Os testes mais utilizados são a dosagem do hormônio anti-mulleriano e a contagem de folículos antrais por ultrassom transvaginal;

• Testes hormonais: avaliam os níveis de hormônios que controlam ou têm alguma influencia sobre os processos reprodutivos; • Testes de imagem: ajudam no diagnóstico de endometriose e de outro fatores; o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética pélvica são os mais utilizados;

• Histeroscopia: através de uma câmera inserida dentro do útero, por via transvaginal, é possível avaliar a cavidade uterina e possíveis malformações, além de outros fatores que podem dificultar a implantação do embrião, como a presença de pólipos ou miomas;

• Testes genéticos: podem ser feitos através de exames de sangue para determinar se há alguma alteração genética capaz de causar infertilidade.

DIAGNÓSTICO DE INFERTILIDADE MASCULINA

Os testes para diagnosticar a infecundidade masculina buscam determinar se algum distúrbio entre a produção ou a chegada dos espermatozoides no sêmen do ejaculado está comprometido.

Além de um exame físico geral, que pode ser realizado por um urologista, testes específicos de fertilidade podem incluir:

TESTE DE INFERTILIDADE PARA HOMENS

Análise de sêmen: colhido geralmente através de masturbação, permite avaliar a quantidade, a motilidade e a porcentagem de formas normais de espermatozoides na amostra;

Testes hormonais: o homem pode fazer um exame de sangue para determinar o nível de testosterona e de outros hormônios masculinos;

Testes genéticos: podem ser feitos através de exames de sangue para determinar se há alguma alteração genética capaz de causar infertilidade;

Exames de imagem: o mais comum é o ultrassom de bolsa escrotal, que pode revelar a presença de alterações, como a varicocele; Teste de fragmentação do DNA espermático: avalia a porcentagem de espermatozoides que tem a fita de DNA danificada. Segundo a maioria dos testes, uma taxa de até 20% é considerada aceitável, sendo que acima disso existe um risco de abortamentos espontâneos.

Para os homens, embora a maioria dos tipos de infecundidade não seja evitável, essas estratégias podem ajudar:

• Parar de fumar. O tabaco tem múltiplos efeitos negativos sobre a fertilidade, sem mencionar na saúde geral e na saúde do feto. Se você fuma e está considerando a gravidez, pare imediatamente;

• Evite álcool e drogas. Essas substâncias podem prejudicar a capacidade de conceber e ter uma gravidez saudável. Não beba álcool, nem use drogas recreativas, como maconha ou cocaína;

• Limite o uso de cafeína a duas xícaras por dia; Evite extremos de peso. Estar acima do peso ou abaixo do peso pode afetar a produção de hormônios e causar infertilidade;

• Procure adotar uma dieta balanceda, rica em frutas, legumes, carnes magras e oleoginosas.

Para as mulheres, várias estratégias podem aumentar as chances de engravidar:

• Evitar o uso de drogas e tabaco e o consumo excessivo de álcool, o que pode contribuir para a infecundidade masculina;

• Evitar altas temperaturas, pois isso pode afetar a produção e a motilidade dos espermatozoides. Embora esse efeito seja geralmente temporário, evite banheiras de hidromassagem e banhos de vapor de forma regular;

• Evitar a exposição a toxinas industriais ou ambientais (pesticidas, agrotóxicos), que podem afetar a produção de espermatozoides;

• Evitar medicamentos que possam afetar a fertilidade, tanto medicamentos prescritos como não prescritos. Converse com seu médico sobre quaisquer medicamentos que você tome regularmente, mas não pare de tomar medicamentos prescritos sem orientação médica;

• Exercitar-se moderadamente. O exercício regular pode melhorar a qualidade do esperma e aumentar as chances de conseguir uma gravidez.

Conheça mais sobre a Clínica Hope, acesse também nossas redes sociais:

Instagram | Canal no Youtube | Facebook

Veja mais postagens em nosso BLOG