Miomatose e Fertilidade: qual relação entre eles?

por | fev 27, 2023 | Artigos

Um diagnóstico de miomatose uterina nem sempre está atrelado à infertilidade feminina.

Miomas são massas de tecido que crescem na parede do útero e formam nódulos, geralmente benignos. A causa é indefinida e não tem correlação à nenhuma doença.

Geralmente provocam sintomas notórios, como cólicas mais fortes e aumento no fluxo menstrual, mas algumas mulheres só descobrem a existência após a realização de exames.

Os miomas ocorrem geralmente em mulheres de 30 a 50 anos, mas a presença nem sempre é sinal de infertilidade.

Existem 3 tipos de mioma:

Mioma subseroso: localizado na parte externa do útero (serosa), não causa incômodos à mulher, mas pode exercer pressão sobre os órgãos da pelve e trazer desconforto. Pode ter relação com a genética e se desenvolver por ação do estrógeno.

Mioma intramural: encontramos inseridos na parede muscular, sendo o mais comum e causador do aumento no fluxo menstrual. O tratamento é feito com medicamento, podendo até exigir cirurgia.

Mioma submucoso: se aloja na cavidade endometrial, podendo ocupar grande parte da cavidade uterina. Nesse caso, além do aumento no fluxo menstrual, pode originar dificuldade para engravidar naturalmente e causar maior chances de abortos espontâneos.

Em todos esses casos há tratamentos e estamos aqui para realiza-los com segurança.

A Clínica Hope fica na Rua Bento de Andrade, 238 – Jd. Paulista – São Paulo/SP. Clique aqui e trace sua rota!