SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos

por | set 28, 2022 | Artigos

A Síndrome do Ovário Policístico – SOP – é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais e leva à formação de cistos no óvario, podendo fazer com que eles aumentem de tamanho.

Caracterizada pela irregularidade do ciclo menstrual, alta produção do hormônio testosterona e presença de micro cistos, não há uma clareza comprovada do surgimento deste distúrbio, mas pode ter origem genética e uma possível ligação da doença com a resistência da ação da insulina no organismo, que gera aumento do hormônio no sangue.

A Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva, segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O principal sinal da SOP é a ausência crônica de ovulação ou a deficiência dela.

Outros sintomas podem ajudar a detectar essa doença, tais como:

• Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo)
• Aumento de pelos no rosto, seios e abdome
• Acne
• Obesidade
• Predisposição à diabetes, em casos mais graves
• Infertilidade
• Câncer do Endométrio
• Doenças Cardirovasculares

Mulheres que não apresentam desordens de ovulação ou hiperandrogenismo não devem ser consideradas como portadoras da síndrome dos ovários policísticos. Se faz necessário uma maior investigação.

A síndrome pode ser descoberta entre 20 e 30 anos de idade, período em que os óvulos estão maduros, mas os primeiros sintomas aparecem logo nos primeiros ciclos menstruais ainda na adolescência.

Com exames clínicos, como o ultrassom transvaginal, é possível observar a presença dos micro cistos, além de exames laboratoriais, que auxiliam na verificação dos níveis de hormônios como estrogênio, folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), testosterona, tireoide e prolactina, solicitados pela ginecologista, trazem o diagnóstico mais preciso.

Se você tem histórico familiar da doença ou sente algum tipo de desconforto ginecológico, marque uma consulta.

A síndrome dos ovários policísticos tem tratamento e, quanto antes ele for iniciado, as chances da doença causar danos mais graves podem ser evitados.