O Ultrassom com preparo intestinal para pesquisa de Endometriose é um protocolo realizado para pesquisa de endometriose profunda.
A endometriose surge quando células do interior do útero chamada endométrio atingem outros órgãos da pelve feminina como útero, ovários, trompas, bexiga e também o intestino, podendo dificultar uma possível gravidez.
Como é feito e o que é visto no exame?
O exame é realizado por ultrassonografia transvaginal, sendo necessário fazer uma dieta específica pobre em resíduos, uso de laxante um dia antes e o uso de um Fleet-enema via retal (1 hora antes do exame) para podermos avaliar todo o intestino e também fazer um mapeamento das alterações que a endometriose possa acometer em toda a pelve feminina. Como, por exemplo, áreas de nodulações, aderências, cistos nos ovários, modificando a sua anatomia normal.
É um exame bem minucioso, um pouco mais demorado, porém bem aceito pela paciente.
Para que serve o exame?
Lesões endometrióticas estão comumente realicionadas à infertilidade. O exame tem como objetivo de nos dar informações sobre a melhor conduta a ser adotada para podermos prosseguir com o tratamento das pacientes que desejam engravidar.
Dra. Luciene Kanashiro Tsukuda
CRM 60.271